Celebrando 66 anos de Israel

6maio14-wizo-sp-celebrando

Data: 06 de Maio de 2014

Mais uma vez, a WIZO-SP se juntou a outras dez entidades – Hebraica, Agência Judaica, B’nai B’rith, Emunah, Fundo Comunitário, KKL, Lar das Crianças da CIP, Na’amat Pioneiras São Paulo, Organização Sionista Mundial e Unibes – para comemorar o Iom Haatzmaut no Teatro Arthur Rubinstein. Com apresentação da jornalista Silvia Perlov, os discursos da tarde ressaltaram a importância dos judeus da Diáspora celebrarem a data.

“Como é bom termos o Estado de Israel, como é bom olharmos no mapa e ver que o país é a referência em tecnologia, agropecuária, turismo, saúde, educação”, falou o vice-presidente Executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat. “Temos que bater no peito com orgulho de sermos judeus e sionistas, pois quando nos esquecemos, nossos inimigos nos lembram”, disse.

A consulesa de Israel em São Paulo, Lucia Barnea, leu o poema “Os Judeus”, de Yehuda Amichai, cujos versos dizem: “Os judeus não são um povo histórico e nem mesmo um povo arqueológico, os judeus são um povo geológico com rachaduras e colapsos e camadas e lava ardente. Sua história deve ser medida em uma outra escala”.

O evento teve o apoio da Embaixada de Israel no Brasil, do Consulado de Israel em São Paulo e da Federação Israelita do Estado de São Paulo.