Concurso de Pintura e Desenho tem seus vencedores

Em uma eleição bastante disputada, foram escolhidos os melhores trabalhos do Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2015 em duas etapas. Pela manhã, integraram o Júri Oficial:  Olívio Guedes, diretor do Museu da Escultura-MuBE; Lucia Barnea, consulesa de Israel; Roseli Ventrella, da Secretaria de Educação do Estado de SP; Sulamita Tabacof e Iza Mansur, presidentes de Honra e da WIZO São Paulo; Rosa Motta e Tania Tarandach, curadora e diretora do Concurso de Pintura e Desenho. O tema proposto foi “Brasil-Israel: Tecnologia no Século 21”. “Esse é um assunto que conversa de maneira muito próxima com os jovens e os trabalhos apresentados por eles comprovam o acerto da escolha desse tema, não é à toa que esse ano foi muito mais difícil escolher os vencedores que nos concursos anteriores”, afirmou Lucia Barnea.

Este ano, houve uma inovação. A partir da grande quantidade de trabalhos de qualidade enviados por alunos das classes EJA – Educação de Jovens e Adultos, os jurados ampliaram o número de um (em 2014, primeiro ano dessa categoria) para três premiados entre os maiores de idade. “É importante premiar o esforço de pessoas que voltaram para as salas de aula, como esse aluno de 44 anos”, disse Sulamita Tabacof, seguida da consulesa, que confirmou ser “a sociedade como um todo quem ganha com essa inclusão”.

À tarde, a WIZO-SP abriu suas portas para voluntárias e convidados votarem no trabalho de sua preferência para o prêmio do Júri Aberto. A escolha não era fácil para eleger um entre as centenas de trabalhos, que chegaram de diversos municípios do Estado de São Paulo, preparados por alunos da Rede Pública.

“A ideia do concurso é fantástica e eu fiquei impressionado com a amplitude dos trabalhos, de crianças e adultos, alguns até em presídios, com uma postura artística política e filosófica bastante profunda”, afirmou Olívio Guedes. “Como profissional desse meio, só tenho a elogiar a organização da WIZO e, sobre a qualidade das obras, posso afirmar que meu coração também gostou muito”, concluiu.

Os nomes dos vencedores, tanto do Júri Oficial como do Aberto, serão divulgados na cerimônia de premiação no dia 9 de novembro, às 14h30, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Compareça, veja os trabalhos e prestigie os jovens artistas!