DEBATE POLÍTICO

O vereador Gilberto Natalini e o ex-prefeito de Tietê Manoel David debateram o futuro político do País na Sede. Ambos são pré-candidatos nas próximas eleições, o primeiro a deputado federal e o segundo a estadual.

Natalini falou sobre a necessidade de se pensar políticas públicas para que as cidades se adaptem ao envelhecimento da população brasileira. “A população idosa no Brasil irá triplicar até 2050 e ainda não estamos prontos para isso”, disse. Segundo o vereador, das pessoas que caem e se machucam hoje nas calçadas da cidade de São Paulo, 70% são idosos, muito por conta da má qualidade dos pisos. “Temos que cuidar dessas pessoas, para aproveitar da sabedoria acumulada delas durante uma vida inteira.”

Sobre a situação política e econômica nacional atual, Natalini afirmou que em seus 54 anos de atuação nunca viu um quadro tão grave. “Temos que unir os homens e mulheres de bem para reverter isso”, conclamou.

Manoel David falou de sua trajetória política até aqui, como o vereador mais jovem da cidade de Tietê e, posteriormente, como o primeiro judeu prefeito de uma cidade. “Comecei no trabalho social bem antes disso, pois quando tinha 13 anos, cheguei a ser voluntário do então Lar Golda Meir.”  Em 2001, ele recebeu o prêmio Voluntário do Ano e foi escolhido coordenador estadual para liderar essa bandeira em todo o Estado. “Para ajudar alguém, não é necessário ter dinheiro, e no trabalho social não há o que perder, apenas se ganha.”

Ao final, os políticos responderam às perguntas das voluntárias.