Despedida de Yoel e Lúcia Barnea no encerramento

Muita emoção tomou conta na tarde de encerramento de semestre, com a homenagem ao cônsul geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, e sua esposa Lúcia, que estão se despedindo do país. A presidente Iza Mansur apresentou os homenageados e falou dos avanços que o casal trouxe para o Consulado e como conseguiram aproximar a comunidade local com o Estado de Israel. “Além do lado humanos, de serem pessoas fantásticas”, complementou.

“Não gosto de despedidas, por isso digo um até breve e não um adeus”, falou Yoel. Ele ressaltou que somos uma geração privilegiada por termos um Estado Judeu independente e agradeceu o trabalho da WIZO. “Tenho um respeito muito grande pela WIZO, até porque a mulher sempre teve o papel mais importante no judaísmo”.

Lúcia concordou com o marido e visivelmente emocionada agradeceu a todas as voluntárias pela parceria. “Como cidadã israelense, só tenho que agradecer o trabalho que vocês fazem”. Ela citou uma passagem do Pirkei Avot, para expressar seus sentimentos naquele momento: “quem é o rico? Aquele que é satisfeito com o que tem. Quem é o sábio? Aquele que aprende com todos. Nesse sentido, vocês me tornaram mais rica e mais sábia”.

A presidente de Honra Sulamita Tabacof destacou como o casal Barnea sempre foi aberto a qualquer solicitação e a vice-presidente Nava Politi agradeceu o bom trabalho do casal nesses últimos três anos. Aos homenageados, foram entregues um buquê de flores e uma salva de prata.

A tarde ainda contou com a entrega, das mãos do próprio cônsul-geral, dos vouchers da viagem a Brasília aos vencedores do Concurso de Pintura e Desenho do ano passado, o aluno Hendio Gabriel Ribeiro Cavalcanti e a professora Cristiane Marques Barbo, e com a participação sempre contagiante do Coral Sharsheret.