Dia Internacional da Mulher homenageia Neca Setubal

“Nosso objetivo, com essa celebração, é homenagear mulheres que se destacam na sua atuação profissional e voluntária e são atuantes e solidárias às múltiplas e complexas questões que o mundo nos apresenta hoje”. Assim Rebeca Rosenberg, presidente do grupo Chana Szenes, abriu o evento do Dia Internacional da Mulher, que homenageou Maria Alice (Neca) Setubal.

Como presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal, ONG que oferece cursos e projetos culturais em São Miguel Paulista, Neca transformou a vida de jovens de uma das regiões mais carentes de São Paulo. Graduada em ciências sociais pela USP, mestre em ciência política e doutora em psicologia pela PUC, ela também preside o Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, referência na produção de material didático.

“Esse é um dos mais tradicionais eventos, não apenas da nossa Organização, mas da comunidade judaica paulista. Exaltar o brilhantismo das mulheres neste dia é certamente uma oportunidade de se dirigir também aos novos homens que surgem, respeitosos e companheiros, que caminham lado a lado e oferecem o devido apoio às suas parceiras”, disse Iza Mansur, presidente da WIZO-SP.

Neca também fez questão de falar sobre os homens que a acompanharam durante a vida. “Minha história é rodeada pelo universo masculino, pois tenho seis irmãos. Nesse contexto, fui em busca de uma identidade própria e desde muito cedo norteio minha vida e as questões profissionais a uma maior igualdade e justiça social”, afirmou.

Ela também fez referência a sua mãe, de quem herdou valores permanentes. “Perdi minha mãe muito cedo, mas a inquietação com que levava sua vida, fazia com que fosse sempre em busca de conhecimento e novos rumos para a vida. Quando meu pai, Olavo Setubal, foi nomeado prefeito de São Paulo, ele teve a convicção de que não poderia se omitir. Traçou um caminho para contribuir com o desenvolvimento da Cidade, criando o Corpo Municipal de Voluntários em 1975, atividade a que se dedicou totalmente até seu falecimento em outubro de 1977”.

wizo-sp-homenagem-neca-setubal-int

Uma das grandes pensadoras

“A WIZO, como entidade judaica, que tanto valoriza o conhecimento, acertou em cheio ao homenagear Neca Setubal, pois o mais importante para uma sociedade é o conhecimento e a educação”, afirmou Floriano Pesaro, secretário do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A homenageada foi apresentada por Walter Feldman, que participou junto com Neca da campanha presidencial de Marina Silva em 2014. “O Brasil tem patinado nessa questão da educação há muitos anos e a Neca é uma das grandes pensadoras, uma pessoa absolutamente preparada para exercer na prática um novo modelo de educação no Brasil”, disse. Ele também destacou a importância da educação para o povo judeu. “Conheci poucas pessoas na minha vida pública tão dedicada à educação como a Neca, e nós, judeus, sabemos a importância da educação, de passar conhecimento, cultura e tradição de geração em geração”.

A tarde terminou com a impecável apresentação da Orquestra GPA, do Grupo Pão de Açúcar, que entre outras canções, fez uma versão moderna e empolgante de Hava Naguila. A tarde terminou com o sorteio de uma viagem para Santiago, no Chile, oferecido pela Agaxtur Turismo, e de um quadro a óleo, do artista Alfredo Liberman.

Confira todas as fotos da cerimônia aqui.