Duas visões sobre Rosh Hashaná

A WIZO São Paulo recebeu, às vésperas das Grandes Festas, a consultora pedagógica Shirley Yungman Sacerdote e a sócio-linguista Daniela Guertzenstein, que apresentaram suas visões sobre Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico.

Daniela mostrou a visão mais religiosa, explicando o significado da data segundo as fontes judaicas, como a Torá, o Talmud e o Zohar. “Rosh Hashaná comemora a criação do homem, no sexto dia, e não do mundo”, explicou. No entanto, ela apresentou uma interpretação de Rashi, (Rabi Shlomo Yitzhaki, famoso autor dos primeiros comentários compreensivos sobre o Talmud, Torá e Tanach), na qual o rabino diz que tudo foi criado no primeiro dia. “Os outros dias teriam sido apenas para o homem tomar conhecimento sobre a criação”.

Em seguida, Shirley mostrou uma visão mais pessoal sobre a festa, contando sua experiência como coordenadora do Kitá Legal, projeto que ensina de forma lúdica os conceitos judaicos para crianças. Também relatou que, a partir do falecimento de sua mãe, passou a centralizar a celebração dessas duas festas             em sua família. “Um dos momentos mais emocionantes é quando recitamos o Shechecheianu”, contou.

Ao final, Shirley tocou o Shofar de maneira simbólica e, junto com todas as voluntárias, foi feito um lechaim, para desejar um ano cheio de saúde, alegrias, realizações e muitas felicidades. SHANÁ TOVÁ!