Educação em Israel

Carmela Dekel, diretora da área de Educação da WIZO Mundial, esteve na Sede, onde falou sobre os projetos da organização em Israel para jovens e crianças. Ela contou que o número de menores pobres no país está aumentando, assim como o índice de pais solteiros. Assim, mostrou a importância dos projetos da WIZO. “O nosso centro Ahuzat Ieladim é referência nacional para recuperar adolescentes em situação de risco”, relatou.

Para exemplificar a excelência e o poder da recuperação, contou a história de Ben, que quando era bebê perdeu seus pais em um acidente de trânsito. Separado de sua mãe, o pai o levou para a Romênia, onde era mal tratado pela madrasta. Em uma visita a Israel, uma de suas tias viu as marcas em seu corpo e resolveu cuidar do menino, que apresentava problemas emocionais, entre eles a agressividade. Ela o colocou na Ahuzat Ieladim, onde o garoto aprendeu música e se dedicou ao que mais gosta, que é a fotografia. Com o tempo, se tornou voluntário em um centro que acolhe crianças autistas e, hoje, aos 21 anos, está servindo as Forças de Defesa de Israel.
Medicina Integrativa

A medicina integrativa é um novo conceito que busca humanizar o atendimento ao paciente, estimulando o autoconhecimento e a autocura. Esse foi o tema da apresentação do oftalmologista Laercio Motoryn, fazendo pós-graduação nessa área na Faculdade Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele ressaltou que desenvolver um olhar estratégico sobre si mesmo pode ser um dos segredos para a longevidade com qualidade de vida.

O médico aconselhou para quem quer envelhecer com boa saúde praticar exercícios físicos, desenvolver um hobby ou mesmo um trabalho voluntário, meditar e, principalmente, não esperar tanto dos outros (e aí se inclui amigos e familiares), mas se sentir acolhido por si mesmo. “Antigamente, era mais comum pessoas com mais de 65, 70 anos, ficarem sem perspectiva, deprimidas. Hoje as coisas mudaram e muitos estão aí, cheios de vida e projetos, construindo novas relações e se comunicando com o mundo pela internet”, disse.