Envelhecer com qualidade de vida

A psicogerontóloga Margherita Cassia Mizan fez uma interessante palestra na Sede sobre “Longevidade e Qualidade de Vida”. Formada em psicologia, Cassia se especializou em Gerontologia pelo Instituto de Estudo e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Trabalhou por 14 anos na Instituição de Longa Permanência para Idosos Albert Einstein (1999 – 2014), até montar sua empresa, a Senior Services Gestão e Treinamento no Cuidado ao Idoso.

Segundo ela, a qualidade de vida na Terceira Idade se baseia em três pilares: biológico, psicológico e social. Para o pilar biológico, Cassia recomenda fazer exercícios, cuidar da alimentação e sempre fazer exames, pois as doenças detectadas no início geralmente são mais fáceis de tratar. Para o psicológico, é importante adotar uma postura positiva diante da vida e buscar o autoconhecimento. E para o social, é manter uma atividade constante, alimentar hobbies, encontrar com frequência os amigos e sempre promover trocas, de preferência, com pessoas de gerações diferentes.

Cassia ainda acrescentou um quarto ponto, que pesquisas têm mostrado também influenciar na qualidade de vida dos idosos: a espiritualidade. “Ter fé em algo maior, que dá suporte para que possamos continuar nossa existência, tem se mostrado um fator essencial para o bem-estar na terceira idade”.

Todos esses pilares visam garantir a independência do idoso, que também deve procurar sempre se atualizar e estar a par das políticas que afetam o seu dia a dia.

Ao final, a psicogerontóloga tirou dúvidas da plateia, principalmente relacionadas à inserção dos cuidadores no convívio social, e revelou que em breve lançará um livro sobre o tema.