Envelhecimento saudável

A WIZO São Paulo recebeu a nutróloga Viviane Rawet, que falou sobre como envelhecer de maneira saudável, com uma alimentação balanceada. Segundo ela, temos que pensar no envelhecimento desde os primeiros dias de nossas vidas. “Envelhecer é uma experiência heterogênea, mas podemos nos acostumar a hábitos saudáveis, uma vez que apenas 30% dos problemas do envelhecimento têm origem genética”, falou.

De maneira muito didática, Viviane mostrou como alguns alimentos agem nas células de maneira nociva, estimulando a produção de radicais livres, prejudiciais à saúde. “Por outro lado, temos que privilegiar os alimentos antioxidantes, que combatem esses radicais livres.” Entre estes alimentos, segundo a nutróloga, estão as sementes de girassol, castanhas, folhas verdes, entre outros.

Viviane falou também sobre a importância de cada vitamina e os alimentos onde elas se encontram. E defendeu a redução calórica ao longo do tempo e a hidratação constante.

Por fim, mostrou as cinco cidades do mundo onde as pessoas vivem mais e com boa qualidade de vida e listou seus segredos. “Algumas das lições que aprendemos com as populações destes locais é ter um propósito na vida, interagir, fazer exercícios moderados, valorizar a família, se afastar das toxinas (fumo, poluição e agrotóxicos) e comer alimentos de verdade, e não processados, como verduras, legumes, grãos, castanhas e pouca proteína animal”, explicou.