Experiências do Congresso Judaico Mundial

 

Iza Mansur esteve no encontro do Congresso Judaico Mundial (WJC), realizado em Nova York (EUA), representando a WIZO para a América Latina, e contou às voluntárias sobre sua experiência. “Em um primeiro momento, nos reunimos com representantes do Congresso Judaico Latino-Americano para discutir temas dos seus 23 países representados”, contou.

Ela ressaltou que foi levantada a importância social do diálogo inter-religioso e traçada uma radiografia do aumento do antissemitismo na região. “Cada país tem seus problemas e peculiaridades nesse sentido, mas temos que estar sempre alertas.”

experiencias-congresso-judaico-mundial-4

Entre os palestrantes do encontro do WJC, Iza destacou a fala do secretário Geral da ONU e ex-primeiro ministro português António Guterres. “Ele fez um mea-culpa sobre a expulsão dos judeus da Península Ibérica na época da Inquisição, tratando essa ação como um erro histórico, que fez com que a sociedade portuguesa regredisse séculos”, contou.

Iza também assistiu painéis sobre a influência judaica no cinema e TV norte-americana e de prêmios Nobel, entre muitas das interessantes palestras. “Foi a primeira vez que participei de um evento dessa magnitude e fiquei impressionada com a quantidade de ótimos palestrantes e da bagagem que me acrescentou”, comentou.