Fisioterapia, RPG e Pilates

Valéria Schreiber Rosenberg falou na Sede sobre postura e dois métodos muito usados na área de reabilitação e prevenção de problemas na coluna: RPG e Pilates.

Didática, a palestrante explicou a anatomia da coluna vertebral e suas funções, mostrando o protótipo de uma coluna para que as voluntárias entendessem com mais clareza. “A coluna é muito importante, pois serve para sustentação do corpo, locomoção e proteção medular”, relatou.

Nora da chaverá Rebeca Rosenberg, Valéria falou sobre a diferença dos dois métodos. “O Pilates trabalha mais com a força, enquanto o RPG privilegia o alongamento.” Os dois métodos possuem benefícios, como a melhora da qualidade de vida e a redução do estresse, o condicionamento físico e mental, desenvolvimento da consciência corporal e melhora da postura. No entanto, a fisioterapeuta reforçou que esses métodos não são indicados para todas as pessoas, cujas necessidades devem ser analisadas caso a caso.

Ela também deu dicas de postura para se sentar, para pegar um objeto no chão (sempre se agachando com a coluna reta), trabalhar no computador (apoiando o antebraço na mesa), para dirigir e para dormir. “É bom sempre colocar um travesseiro entre as pernas na hora de deitar, principalmente as pessoas com dores no joelho”, concluiu.