Jovens artistas premiados

Em ambiente de alegria e emoção, realizou-se na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a premiação do Concurso WIZO de Pintura e Desenho 2014, com o tema “Brasil/Israel: Massada/Quilombo dos Palmares – A Bravura de Dois Povos”. Caravanas de alunos, professores e familiares dos premiados deram um colorido especial à tarde festiva.

A equipe do Concurso com os membros da mesa e os alunos premiados

A equipe do Concurso com os membros da mesa e os alunos premiados

Nesta 26ª. edição foi criada uma categoria especial, o Prêmio EJA – Educação de Jovens e Adultos. Programa de ensino público da Secretaria de Estado da Educação, o EJA destina-se a pessoas que não estudaram na idade correta e, depois de adultos, voltam para completar sua formação. O aluno vencedor do EJA tem 34 anos e está em uma unidade prisional, cuja sala de aula é vinculada à Escola Estadual Dr. Pércio Gomes Gonzales, na cidade de Flórida Paulista. As professoras Giseli Renz Balista e Sueli da Silva Barbiero receberam o prêmio em nome de seu aluno e falaram sobre essa classe especial. “Como professoras não estamos ali para julgá-los por seus atos, eles são apenas alunos, sedentos de saber e que, muitas vezes, estão nessa situação porque não tiveram uma oportunidade”, disse Giseli. “É com a educação que podemos transformar o País e ela precisa de incentivos como esse. Tenho certeza que aqui foi só o início, pois depois desse Concurso a autoestima dos nossos estudantes aumentará muito e eles se dedicarão ainda mais”, complementou Sueli.

Compuseram a Mesa Executiva: Sergio Serber, presidente do Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras; Yoel Barnea, cônsul Geral de Israel; Raquel Volpato Serbino, representando o secretário de Estado da Educação Herman Voorwald; José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares; Valmir Macedo, gerente de Eventos e Marketing do Banco Bradesco; Sulamita Tabacof e Iza Mansur, presidentes de Honra e do Executivo da WIZO São Paulo; e o vereador Gilberto Natalini, que ficou impressionado com a qualidade dos trabalhos. “Esse Concurso mostra a potencialidade da nossa juventude e o que a WIZO faz é, simplesmente, dar oportunidade aos jovens expressarem sua sensibilidade por meio da arte e criarem obras maravilhosas”, disse.

Em 2014, 85 novas escolas se inscreveram, algumas de cidades distantes do interior de São Paulo, como Espírito Santo do Turvo, Nuporanga, Estiva Gerbe e Taiuva. O número de participantes aumentou ainda mais o trabalho de Clara Black, Regina Fichiman, Geni Leviman e Sara Kolber, que durante um mês catalogaram as centenas de pinturas e desenhos. E também dificultou a escolha do Júri Oficial, formado por Lucia Barnea, consulesa do Estado de Israel, Roseli Ventrella, da Secretaria da Educação, Sulamita Tabacof e Iza Mansur, Tania Tarandach e Rosa Motta, diretora e curadora do Concurso.

Esta realização é parte do programa de intercâmbio cultural da WIZO SP, com o patrocínio do Banco Bradesco e apoio cultural da Embaixada de Israel no Brasil, da Secretaria de Estado da Educação e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Israel. O Concurso de Pintura e Desenho recebeu, ao longo de mais de duas décadas, desde sua criação, perto de 23 mil trabalhos de alunos da rede pública do Estado de São Paulo, nessa tarefa que a WIZO se propôs de, através da arte, chegar aos jovens em escolas urbanas e rurais alargando horizontes, levando cultura, conhecimento e aproximando Israel e Brasil.

Premiados da 26ª. edição

Júri Oficial, primeiro lugar: Pedro Paulo Carvalho, professora Rosangela Antonia Rodrigues Amoroso da Escola Estadual Valentim Gentil, de Itápolis.
Júri Oficial, segundo lugar: Leandro Pereira, professora Lia Raquel Pereira de Souza Carvalho da EE Armel Miranda, de Castilho.
Júri Oficial, terceiro lugar: Livia Mendes das Chagas, professora Eliana Alves Nunes Dias da EE José Justino de Oliveira, de Santo Antonio do Jardim.
Júri Aberto: Michel Messias de Siqueira, professora Celia Jimenez Farfan, da EE Dr. Roberto Feijó, de Guararema.
Prêmio EJA: Marcelo Ricardo Inácio, profas. Giseli Renz Balista e Sueli da Silva Barbiero, EE Dr. Percio Gomes Gonzales, de Flórida Paulista.
Menções Honrosas: Gabriel Victor Sepulveda de Souza, professora. Jéssica Moraes Reis Lucena, EE Clodoaldo Portugal Caribê, de Mauá; Bruna Gomes Canzian, professora Ana Silvia Scarin Papa, EE Padre Longino Vastbinder, de Mogi-Guaçu.

 

Para ver todas as obras premiadas, clique aqui.

Para conferir todas as fotos, clique aqui.