Justiça e os Dez Mandamentos

A advogada Flavia Meiches Sahm fez uma interessante palestra sobre a relação dos Dez Mandamentos e as leis do sistema judiciário brasileiro. Depois de um breve relato sobre a estrutura legislativa no País e a necessidade do Direito em se adequar a novas realidades, Flavia falou sobre o Decálogo. “Os quatro primeiros mandamentos exigem fé em Deus para serem cumpridos, já os demais encontram respaldo na legislação, sendo alguns até crimes”, explicou.

justica-e-os-dez-mandamentos-7

Sobre o sétimo mandamento, por exemplo, “Não cometerás adultério”, Flavia contou que até 2005 era crime no Brasil trair o seu cônjuge. “No entanto, apenas as mulheres eram punidas, chegando a perder a pensão, por exemplo, enquanto os homens eram sempre absolvidos”, contou. Sobre o mandamento de “Não roubar”, ela explicou que seu significado vai além dos bens materiais. “É possível roubar um projeto ou um emprego de alguém, o que também é moralmente condenável.”

Ao final, deixou duas perguntas para o debate entre as voluntárias: “Como viver de acordo com os Dez Mandamentos, quando o mundo nos afasta da espiritualidade?” e “Como vocês fazem para Deus se revelar?”

A palestra foi dedicada à lembrança da chaverá Eva Prist z´L, prima de Flavia, que faleceu no início deste ano.