“O futuro da organização está nas mãos das jovens”

Com essa frase, Jussara Granatowicz convocou todas as voluntárias a se mobilizarem para a modernização da WIZO. Ela, que foi presidente da WIZO Toronto e hoje é membro do Executivo da WIZO Canadá, falou sobre o processo de Mentoring, tutoria em inglês, uma ferramenta para o desenvolvimento profissional, quando uma pessoa experiente “ajuda” outra com menos experiência. Para Jussara é algo que pode ser utilizado para levar conhecimento às novas chaverot.

Segundo ela, transparência é fundamental para o futuro da Organização, assim como a alternância de poder. Em Toronto, a presidente fica apenas dois anos, enquanto na WIZO Canadá são três anos. “Quando cheguei lá, em 2009, implantei o processo de Mentoring, para que as jovens conhecessem mais a fundo a Organização, e hoje temos uma presidente com cerca de 40 anos e uma vice com 38”, exemplificou.

“É importante não apenas aumentar o número de voluntárias, mas capacitar as que estão na ativa. Investir em treinamento é essencial, pois as voluntárias de hoje são diferentes de antigamente, elas trabalham fora, têm sonhos na carreira, cuidam dos filhos”, defendeu ela. “Com as voluntárias motivadas, o número cresce naturalmente, aos poucos”, complementou.

Foi uma tarde de muita discussão, que certamente renderá bons frutos para a Organização.