Os significados de TisháBeAv

 

TisháBe’Av, 9 do mês de Av, é o dia da destruição do Primeiro e Segundo Templos. O rabino David Garbarchik esteve na Sede para falar mais sobre essa importante data, que também marca outros momentos tristes, como o édito do rei Eduardo I, que forçava os judeus a deixarem a Inglaterra em 1290, e o Decreto de Alhambra, ou Édito de Expulsão dos Judeus de Espanha, pelos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela, em 1492.

O Primeiro Templo foi destruído pelo exército do Império babilônico no 19º ano do reinado de Nabucodonosor II. Já a destruição do Segundo Templo se deu na época da Grande Revolta Judaica contra o Império Romano no ano de 70 da Era comum, sob o comando do general romano Tito, que manteve um cerco militar à cidade de Jerusalém por quase três anos.

No entanto, o rabino Garbarchik destacou que esta não é uma data para ficarmos tristes, mas sim direcionarmos essa dor para a construção do Terceiro Templo. “Com amor e trabalho voluntário, como vocês fazem aqui, construiremos o próximo Beit Hamikdash (Templo)”, destacou.

Segundo o rabino, com apenas alguns gestos podemos ajudar nessa reconstrução. “As palavras têm muito poder, então basta usarmos nossas palavras de maneira adequada para iluminarmos as pessoas, motivá-las e proporcionarmos um pouco de alegria… Uma vela não percebe o quanto sua chama está iluminando o ambiente, mas sim quem está a sua volta, que se beneficia, o mesmo acontece quando fazemos pequenas boas ações”, finalizou.

rabino-significa-wizo-sao-paulo-1 rabino-significa-wizo-sao-paulo-2 rabino-significa-wizo-sao-paulo-3