Saúde da mente e do corpo

A médica Viviane Rawet fez uma interessante palestra nos encontros semanais sobre como manter a saúde de acordo com a medicina funcional integrativa. “Ao contrário da medicina tradicional, dividida por especialidades, a medicina funcional trata do corpo como um todo, em que cada órgão influencia o outro e cada hormônio traz consequências para os outros”, explicou.

Antes da palestra, Natália Kwasniewky, presidente do Grupo Shoshana, foi convidada para falar sobre as atividades do seu grupo. “Hoje somos poucas voluntárias e nossa principal atividade são as viagens, como a que estamos organizando para Israel, em setembro, que será maravilhosa”, contou.

No início de sua apresentação, Viviane falou que a saúde se baseia em quatro pilares: nutrição, equilíbrio hormonal, exercícios físicos e paz de espírito. De maneira muito clara e didática, ela explicou sobre cada um dos fatores, acrescentando dicas de alimentação para uma vida mais saudável. “Óleo de girassol e outros óleos vegetais, e até mesmo o azeite, podem ser saudáveis frios, mas quentes acabam se tornando prejudiciais à saúde”. Ela também alertou para os perigos de se comer muito alimentos feitos de trigo e de leite, assim como de legumes e verduras com agrotóxicos. “Se possível, deem sempre preferência aos orgânicos”, recomendou.

Viviane também frisou a importância do exercício físico, não apenas para emagrecimento e para manter a boa forma, mas até para evitar problemas mais graves, como a pressão alta.

No final, a palestrante, que é filha da chaverá Sarita Rawet, respondeu perguntas das voluntárias, em uma verdadeira aula de como ter uma vida mais equilibrada.