Sucesso na abertura da exposição “Women and Their Olive Trees”

Com o primeiro andar do D&D Shopping lotado de voluntárias, convidados e representantes de entidades, foi aberta a Exposição “Women and Their Olive Trees”. A mostra passou por diversas cidades europeias, como Paris, Roma, Frankfurt, Bruxelas, Genebra, entre outras.

As obras são de 30 mulheres israelenses de diferentes culturas e etnias – muçulmanas, judias, cristãs e drusas –, frequentadoras do Centro Comunitário WIZO Afula, em Israel, que criaram um ambiente de tolerância, amizade e coexistência, trabalhando juntas em torno de um tema em comum: a oliveira. A exposição também presta uma homenagem ao líder israelense Shimon Peres, Prêmio Nobel da Paz.

Espalhados em painéis pelos corredores de dois andares do Shopping, em uma montagem moderna, os quadros chamam a atenção de quem transita pelo local. “É muito bonito ver esse espaço, com essas obras, para que todos possamos sonhar juntos com a paz e esperança de um futuro melhor”, falou Dori Goren, cônsul-geral de Israel em São Paulo. Olívio Guedes, curador da exposição, destacou o papel da arte nos dias de hoje. “É muito importante vermos a união desses povos pela paz por meio de suas obras”. Olívio, junto com Carolina Schmukler Birenbaum, que ajudou na curadoria e montagem das obras, foram homenageados pelo esforço incansável.

Iza Mansur, presidente da WIZO-SP, muito emocionada, agradeceu a cada um que tornou possível esse empreendimento e também destacou a importância da coexistência entre os povos. “Somos todos irmãos, seres humanos e as nossas diferenças nos fazem únicos e preciosos em nossa autenticidade”, disse. E complementou: “Fiquei muito emocionada quando, na reunião com o Angelo Derenze, diretor geral do D&D, trouxe a ideia da homenagem ao ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres, que se materializou aqui”.

O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Bruno Laskowsky, frisou que a paz deve ser sempre o objetivo final e falou sobre a importância da WIZO-SP ao longo da história. “A WIZO-SP há 95 anos tem essa visão do empoderamento da mulher e é moderna há muito tempo”. E finalizou com uma mensagem às voluntárias: “Todos temos a meta de fazer um mundo melhor, dentro do conceito judaico de Tikun Olam, e vocês certamente estão fazendo um mundo melhor”.

A exposição vai até 2 de janeiro, no D&D Shopping, na Av. das Nações Unidas, 12555 com entrada gratuita.