Tarde de celebrações

Em uma única tarde na sede, foram comemoradas três datas importantes. Primeiro, o Iom Ierushalaim, que marca a conquista e reunificação de Jerusalém durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Rebeca Rosenberg declamou o famoso poema, de Haim Hefer, “Os paraquedistas choram”, refletindo o sentimento dos primeiros soldados ao entrarem na Cidade Velha. “E eis que chegam ao Muro / E, com a respiração pesada, soluçam em silêncio / E o contemplam em doce lamentação / As lágrimas escorrem e eles se entreolham confusos / Como podem paraquedistas chorar? Como podem tocar o muro com tanta emoção?”, é uma das estrofes.

A segunda celebração antecipou a chegada de Shavuot, festa que comemora a entrega da Torá ao povo judeu. A rabanit Sonia Weitmann falou sobre os significados da festa. “Apesar de não exigir a preparação de Pessach ou de Iom Kipur, essa é a festa que consolidou a razão de nossa existência no mundo”, explicou.

Por último, e não menos importante, foi comemorado o aniversário de Lucia Igel, que completou 93 anos. Integrante do Grupo Tiferet e uma das idealizadoras do Coral Sharsheret, é coautora com Regina Fichiman dos livros Cozinhando com  a Idishe Mame e Novas Receitas da Idishe Mame. As voluntárias cantaram “Parabéns a Você” em volta ao bolo preparado, claro, pela aniversariante.

Confira as fotos dessa alegre tarde aqui.