“Um presente especial de Rosh Hashaná”

Este foi o tema de Regina Lesser Herscovici na Sede, quando falou sobre uma das personagens femininas mais importantes no Judaísmo: Hanna. Seus estudos sobre a personagem, o Tanach e o Talmud a levaram para o International Bible Contest for Adults, em Israel. “Do Brasil, fui a classificada com mais pontos e tive o privilégio de concorrer com pessoas de todas as partes do mundo.”

um-presente-especial-de-hosh-hashana-12

Ela se identificou com a personagem bíblica por ter dúvidas, em certa época da vida,  sobre o desejo da maternidade. “Quando tive minhas duas filhas, percebi a importância de ser mãe.” Hanna também queria ser mãe mas, durante dez anos de casamento, não conseguiu. Assim, pediu de maneira profunda a Deus e, em Rosh Hashaná, engravidou.

Sua forma de rezar, apenas balbuciando as palavras e internalizando o sentimento, falando diretamente a Deus, é imitada até hoje. Ela ainda profetizou muitos dos acontecimentos que ocorreram anos depois.

Regina encerrou sua palestra mostrando fotos e contando algumas passagens curiosas de sua estada em Israel durante o concurso, como a aula de culinária apenas com elementos que existiam na época bíblica e aulas de pastoreio. “Foi uma experiência muito intensa”, finalizou.

Na mesma tarde, o Grupo Tzehirot sorteou uma rifa de uma pulseira de ouro branco e brilhante e a vencedora foi Diana Nasser.