Visita ao Memorial da Imigração Judaica

As chaverot da WIZO-SP estiveram no recém-inaugurado Memorial da Imigração Judaica, no bairro do Bom Retiro, localizado onde funcionava a Sinagoga Kehilat Israel, a primeira de São Paulo.

A visita teve acompanhamento da historiadora Raquel Mizrahi, que falou sobre o local e os primeiros judeus que vieram ao Brasil. “Apesar de nossas origens serem diferentes, de diversas regiões do planeta, o que nos unia em São Paulo era a religião, a tradição e os nossos costumes”, explicou. Inicialmente, as visitantes assistiram um vídeo, com depoimentos do historiador Nachman Falbel sobre as ondas de imigração dos judeus ao País.

No primeiro andar, as chaverot puderam contemplar a sinagoga, que conserva as características originais de sua inauguração em 1912, e está totalmente restaurada. Ao subir as escadas, foram recebidas por um áudio nas diferentes línguas faladas pelos imigrantes judeus que aportaram no Brasil, como o ídiche, o ladino e o hebraico.

A parte mais concorrida da visita foi uma grande galeria com imagens de diversas famílias de imigrantes. Telas interativas e legendas dos personagens à disposição dos visitantes, para a procura de antepassados, chamaram a atenção.

No subsolo, conheceram a galeria de personalidades judaicas falecidas e que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. Também uma grande mesa, com a projeção de um antigo mapa do bairro e como as diversas organizações judaicas foram-se estabelecendo na região foi vista, assim como exemplares antigos da Imprensa judaica, veículos importantes na difusão dos acontecimentos dentro da comunidade.

No final, todas se sentiram mais próximas de suas raízes e mais ricas de cultura e conhecimento.