WIZO no Yom Haatzmaut

Consulado Geral de Israel em São Paulo, Confederação Israelita do Brasil, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Congregação Israelita Paulista, Unibes, KKL Brasil, B’nai Brith do Brasil, Agência Judaica para Israel, Congregação Beth El, Masa Brasil, Lar de Crianças da CIP, Fundo Comunitario, A Hebraica de São Paulo, Na’amat Pioneiras, Israel Bonds e a WIZO-SP formam o Grupo União em Yom Haatzmaut, responsável pela comemoração anual da Independência de Israel.

Este ano, o Grupo realizou a Semana de Israel, na Hebraica, com a presença do embaixador israelense no Brasil, Reda Mansour, entre outras autoridades. “Para nós, essas celebrações pelo Brasil, e especialmente nesta cidade, são bastante importantes, pois Israel necessita muito das comunidades judaicas em todo mundo, e as novas gerações precisam sentir que em Israel há um projeto judaico moderno, um dos mais bem sucedidos da história moderna”, falou o embaixador.

Durante a comemoração, a WIZO promoveu diversas atividades. O Coral Sharsheret se apresentou em dois dias seguidos, no Teatro Anne Frank. A primeira, durante o lançamento do livro “Árduos Caminhos da Volta”, organizado por Genha Migdal e Gabriel Steinberg, coletânea de 21 contos escritos em ídiche e traduzidos pela equipe de tradutores da USP. E, no dia seguinte, junto com o Coral da CIP, cantando músicas para celebrar o Estado de Israel.

E sua maestrina, Sima Alpern, abriu a cerimônia oficial tocando os hinos de Israel e do Brasil, além de acompanhar o professor e cantor Gerson Herszkowicz em três canções, entre elas o Hino do Palmach, grupo que lutou pela independência e que deu origem às Forças de Defesa de Israel. A WIZO-SP montou uma exposição com trabalhos do seu importante Concurso de Pintura e Desenho, que promove a divulgação do conhecimento sobre Israel para alunos da rede pública do Estado de São Paulo.

“Quando comemoramos o Iom Haatzmaut na Diáspora, em um país tão distante de Israel como é o Brasil, estamos acima de tudo honrando nossos antepassados, que tiveram desde o início da história do povo judeu como único e verdadeiro Lar Judaico Eretz Israel. Neste momento também rendemos homenagens a todos aqueles que contribuíram e contribuem diariamente para a construção e defesa deste pequeno grandioso país”, falou Iza Mansur, presidente da WIZO-SP.