WIZO-SP no Congresso Mundial

A presidente Iza Mansur e a voluntária Olga Aizemberg, da WIZO-SP, estiveram no Congresso Mundial da Organização, em Israel. Em uma das reuniões das terças-feiras,  elas relataram às chaverot como foi essa experiência. Iza ressaltou os principais desafios da sociedade israelense, levantados durante o evento. Ao mesmo tempo em que vive um boom de startups e empresas de tecnologia, o país convive com a desigualdade social, o alcoolismo entre a população jovem e outros males comuns a países capitalistas e democráticos.

 

congresso-mundial-wizo-sp-2

congresso-mundial-wizo-sp-1

Durante a viagem, elas também aproveitaram para conhecer as instalações da WIZO em Israel, que com suas creches e escolas ajudam a minimizar os novos problemas. “O acolhimento das professoras e de todos os profissionais e voluntários às famílias e, principalmente, às crianças, é incrível”, falou Olga. Elas ficaram impressionadas com a estrutura, tanto das creches quanto das escolas, que possuem desde parquinhos infantis a laboratórios profissionalizantes. E, claro, também os bunkers, locais necessários para a proteção nos tempos de conflito.

 

Ao final da palestra, elas exibiram um vídeo, gravado na cidade de Sderot, que retrata bem o pânico da população quando foguetes são atirados pelo Hamas em direção à população civil.

congresso-mundial-wizo-sp-3

congresso-mundial-wizo-sp-4

O convívio entre voluntárias dos mais de sessenta países onde a WIZO está presente foi outro destaque durante o encontro, que contou com a presença de toda a diretoria da entidade mundial. A conclusão: “É importante e muito bom estar entre chaverot WIZO”.