Nossos grupos

Grupo Golda Meir

Em 2022, a WIZO São Paulo ganhou seu mais novo grupo, o Golda Meir. Uma homenagem a uma grande mulher, líder, sionista e empreendedora. Idealizado por filhas de ativistas da wizo, o grupo Golda Meir tem como objetivo engajar uma nova geração de mulheres a dar continuidade aos projetos da instituição, trazendo um novo olhar e uma nova forma de comunicar atual.

Seus primeiros eventos, bastante concorridos, já mostram a força do grupo disposto a contribuir na construção de uma textura social mais justa e mais humana.

Grupo Chana Szenes

Há 65 anos, o grupo Chana Szenes assumiu a responsabilidade de colaborar com os objetivos altruístas da wizo. Ao longo dos anos, tem promovido eventos que estimulam a criatividade e o dinamismo de suas voluntárias.

Atenta à valorização das mulheres, Etejane Hepner Coin trouxe a ideia da celebração do Dia Internacional da Mulher. Desde a década de 1990, o grupo se dedica a essa realização, fortalecendo o entrosamento das voluntárias, que iniciam o planejamento com uma pesquisa sobre personalidades femininas atuantes em várias áreas do conhecimento e que se destacam no cenário nacional, tendo como ponto em comum a dedicação a uma causa nobre. Escritoras, cientistas, médicas, historiadoras, assistentes sociais, psicólogas, teatrólogas, autoridades governamentais e ativistas comunitárias já passaram pelas concorridas tardes de homenagens do grupo Chana Szenes.

Com o recesso causado pela pandemia do Covid-19, o grupo Chana Szenes desacelerou as atividades e repassou a realização desse evento para o executivo da WIZO, que continua o empreendimento com grande repercussão na comunidade.

Grupo Lechaim

Lechaim” é uma saudação à vida, à saúde! Foi o nome escolhido pelas amigas que decidiram formar um grupo da WIZO São Paulo em 2011. Entre as diversas ações sociais da organização, o projeto Sponsor A Child foi determinado como meta principal do grupo. A fim de obter arrecadação para esse objetivo, o grupo organiza saídas culturais a teatros, cinemas, passeios para Holambra e excursões para Inhotim.

Por conta da pandemia essas atividades estão suspensas, porém a comunicação está mantida através do grupo de Whatsapp “lazer cultural”. A linha de diálogo com mais de 40 pessoas tem servido para troca de informações importantes entre voluntárias de outros grupos WIZO e amigas que apoiam a instituição.

Com a esperança de retornar às reuniões presenciais, o grupo idealiza novos eventos e ocasiões para desejar a todos Lechaim!

Grupo Ramat Gan

O grupo Ramat Gan da WIZO São Paulo foi fundado há quase 80 anos, composto por mais de 40 senhoras voluntárias que se dedicavam principalmente à Campanha do Mês da Criança. O grupo se especializou em organizar eventos sociais como jantares, jogos e viagens reunindo grande público.

O Ramat Gan gerou muitas voluntárias de valor, que ocuparam cargos no Executivo da Organização, na presidência e representação na WIZO Rio de Janeiro e WIZO Mundial. Outras integraram o Coral Sharsheret desde a sua fundação.

Atualmente, o grupo está reduzido no número de participantes, porém ativo, apoiando todas as iniciativas da Organização.

Grupo Silvia Hodara

O Grupo Silvia Hodara, fundado há mais de 50 anos, tem hoje cerca de 30 chaverot ativas. O grupo se formou quando todas eram jovens e dali surgiram grandes amizades, além dos maiores eventos da WIZO São Paulo.

Baile a fantasia, exposição de mesas de Pessach, desfiles de moda, exposições culturais, leilão de arte, leilão de máscaras feitas por artistas, entre outras grandes produções, eventos disputados e de muito sucesso!

O grupo foi e continua sempre muito dinâmico, unido e pronto para trabalhar! Hoje em dia o foco do grupo é a arrecadação e as atividades para reunir suas chaverot (ativistas), como viagens culturais, aulas e cursos.

Grupo Simchá Marcia Elwing

O grupo Simchá (Alegria) da WIZO foi fundado em agosto de 2007, por iniciativa de Liana Kaufman e Raquel Lassner. Na sua primeira reunião, contou com 10 participantes, em menos de seis meses, o grupo cresceu e, hoje, conta com 28 participantes; sempre de portas abertas para receber novas componentes.

“Somos um grupo muito alegre que desde o início já tinha vínculos de grandes amizades advindas da infância, adolescência e outros momentos, e isso só se multiplicou”, conta a presidente do grupo Mirta Roitburd. E complementa: “Em 2021 perdemos uma chaverá e grande amiga e, em sua homenagem, mudamos o nome do nosso grupo para Simchá Márcia Elwing. Alegria também era a essência dessa amiga inesquecível e inigualável, mais que especial para todas nós”.

O grupo participa de diversas ações como doações no Livro de Ouro, promovendo arrecadações para os bazares destinados à população carente, venda de refeições em barracas de comida em grandes bazares, palestras, teatros, ou qualquer evento que possa atrair a atenção do maior número de participantes possível. Tudo isso sem esquecer o compromisso com a WIZO Mundial. “Nós queremos ver a todos como nós somos sempre que nos reunimos: exaltando alegria”.

Grupo Tiferet

O grupo Tiferet foi fundado por Regina Fichman no ano de 1968 com 12 voluntárias, sempre participando em todos os eventos promovidos pela WIZO. Já há muitos anos, o grupo se especializou na venda de produtos para as festas judaicas, sendo responsável pelo oferecimento de matzá, vinhos casher le Pessach, bombons em caixas decoradas para Rosh Hashaná. O grupo também inovou com a publicação do prestigiado livro de receitas da idishe mame de autoria de Regina Fichiman e Lucia Igel z”l, em duas edições.

Atualmente, com um número reduzido de voluntárias, o Tiferet conta com o apoio de novas companheiras que auxiliam nos preparativos para atender aos pedidos de chocolates para as Grandes Festas.

Grupo Tikva

O grupo Tikva tem muitos anos de vida, felizes e produtivos. Hoje, por conta da faixa etária de suas voluntárias, fica difícil o trabalho físico e presencial, porém o grupo continua a participar das obras do voluntariado da WIZO, ajudando nas campanhas de emergência e demais ações benemerentes.

Ao longo dos anos, o grupo promoveu inúmeros programas para angariar fundos; entre eles, se especializou em tardes de lazer como jogos recreativos e chás beneficentes, contando com o apoio de colaboradores que engrandecem a causa da Organização.

O grupo Tikva tem orgulho de fazer parte da família WIZO e faz votos para que esta família cresça cada vez mais e sempre consiga realizar seus objetivos.

Grupo Tzeirot

O grupo Tzeirot começou no final da gestão de Sulamita Tabacof no ano de 1994. A madrinha do grupo foi Mercedes Politi. Começamos com um evento grandioso de Purim no então Circo Escola Picadeiro. Éramos apenas quatro integrantes, mas com muita garra de trabalhar. Crescemos fazendo eventos como várias peças de teatro e presentes para as Grandes Festas.

O grupo foi aumentando e sempre gostou de preparar cestas de Pessach e rifas para as festividades e datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais e o Dia Doce. Também fazem parte do cardápio de ações a arrecadação de produtos e participação no tradicional Bazar e palestras. Além de suas costumeiras atividades, o grupo apoia as iniciativas dos demais grupos, demonstrando a força e união de todas as voluntárias da Organização.

Grupo Barak

Formado em 2004, o grupo Barak se propõe a transmitir e reforçar os valores éticos do judaísmo. O grupo escolheu como um de seus instrumentos de atuação a educação. Atuando nas escolas por meio da apresentação do trabalho WIZO, o Barak leva a jovens estudantes propostas que despertam o interesse para a importância do voluntariado como o Projeto Bat e Bar Mitzva, quando os jovens em sua maioridade religiosa realizam ações beneficentes. Já o concurso Cartissei Brachá convida os jovens a expressarem sua criatividade por meio da arte.

O grupo Barak tem na publicação do Livro da Vida a sua maior produção. Distribuído em todo o Brasil, é um convite aos pais para um registro dos momentos marcantes de um filho desde o seu nascimento, à luz das tradições judaicas.

Campanhas de arrecadação de produtos de higiene pessoal e roupas fazem parte do trabalho do grupo, que também apoia as iniciativas dos demais grupos e participa ativamente das ações da Organização, como bazares, campanhas de emergência, palestras, viagens e encontros culturais. O Barak é um grupo forte, que começou com jovens voluntárias e que hoje se transformaram em grandes amigas.

Grupo Coral Sharsheret

O Coral Sharsheret, desde meados da década de 1980, é o cartão de visitas da WIZO São Paulo. Com um repertório de músicas judaicas nos idiomas hebraico, iídiche e ladino, e também música popular brasileira, o coral feminino é regido pela maestrina Sima Halpern.

O Coral se reúne para os ensaios todas as terças-feiras na Sinagoga Beth-El. Se você também gosta de cantar, o Coral está admitindo novas componentes.