Quem somos

Sobre a Wizo

A WIZO é um movimento internacional apartidário dedicado ao bem-estar de todos os setores da sociedade israelense. A WIZO é reconhecida pelas Nações Unidas como Organização Não Governamental, com status consultivo no ECOSOC e UNICEF. A WIZO potencializa a vida de crianças carentes em creches e escolas, fornece uma estrutura para jovens em risco, dá assistência individualizada a adolescentes em dificuldades e vítimas de violência doméstica, que obtêm aconselhamento psicológico, cuidados de reabilitação e assistência jurídica. Empodera, acolhe e dá voz às mulheres da sociedade israelense.

Objetivos

Missão
A WIZO – Organização Sionista Internacional de Mulheres – é um movimento internacional não partidário/apolítico, dedicado ao avanço do status das mulheres, ao bem-estar para todos os setores da sociedade israelense e ao incentivo à educação judaica em Israel e na diáspora.
Visão
Uma sociedade israelense sionista e humanista baseada na igualdade de oportunidades, focada na educação e bem-estar para mulheres, crianças e jovens, em cooperação com a diáspora judaica.

Historia

A WIZO – Women’s International Zionist Organization – foi criada em 1920 por Lady Rebecca Sieff, na Inglaterra. Sensibilizada com as condições de extrema dificuldade das mulheres que habitavam a antiga Judeia, Lady Rebecca mobilizou um grupo feminino, fundando as primeiras creches locais. Essa corrente de solidariedade se espalhou pela Europa, Américas, África, Ásia e Oceania e chegou ao Brasil em 1926.

Com o passar do tempo, as mudanças na condição das mulheres, devido ao necessário trabalho fora do lar, motivaram a WIZO a complementar as funções familiares organizando escolas, aldeias juvenis e lares para idosos.

Com o espírito da Tzedaká – Justiça Social – durante todos estes anos, a WIZO ajuda entidades carentes no Brasil inteiro, como creches e centros para assistência de mulheres e famílias, organizando trabalhos culturais e sociais junto à comunidade maior.


Wizo no Brasil

A WIZO Brasil foi fundada em 1926, no Rio de Janeiro, e teve como primeira presidente Scylla Schneider. Em seguida, a Organização chega a São Paulo com a criação do seu primeiro grupo de ativistas.

Atualmente, a sede da WIZO Brasil está localizada no Rio de Janeiro e conta com 13 centros espalhados pelo país: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Brasília, Bahia, Santa Catarina, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Norte.

A WIZO Brasil tem cerca de 1.500 ativistas e perto de 50 grupos Aviv.

Apesar da distância entre os dois países, tradicionalmente o Brasil participa de conferências internacionais realizadas em Israel, como AGEs e Seminários Aviv, com uma grande e animada delegação. A mesma entusiástica participação pode ser observada em outros encontros, como, por exemplo, os congressos da América Latina e os seminários locais.


Wizo em São Paulo

A Organização feminina WIZO São Paulo foi criada nos meados dos anos 1930, tendo como presidente Antonietta Feffer z”l. Por seu empenho e dedicação, ela se tornou Presidente de Honra Vitalícia.

Atualmente, o desafio da entidade é duplo: servir à comunidade local e o habitual trabalho de intercâmbio com Israel. Aqui e lá, garantindo a continuidade e a manutenção da identidade judaica e da benemerência.

O objetivo da atual gestão é desenvolver elos com outras entidades, estimulando parcerias que possibilitem alcançar metas específicas para integrar a WIZO num contexto maior, transmitindo uma imagem dinâmica e moderna de sua participação comunitária.


Voce Sabia?

01.
A WIZO estabeleceu as primeiras clínicas de bem-estar do bebê Tipat Chalav (Uma Gota de Leite), juntamente com a organização Hadassah.
02.
A Lei de Igualdade de Direitos para as Mulheres, proposta pela membro da WIZO no Parlamento Israelense Rachel (Cohen) Kagan, foi aprovada em 1951.
03.
Em 2008, a WIZO recebeu o cobiçado Prêmio Israel em colaboração com Na'amat e Emunah por sua contribuição especial à sociedade israelense.
04.
A WIZO estabeleceu o primeiro (e único) partido político de mulheres em Israel em 1949 e ganhou um assento no congresso.
05.
Rachel (Cohen) Kagan, presidente da WIZO Israel na época de sua independência, junto com Golda Meir assinaram a Declaração de Independência do Estado de Israel em maio de 1948.
06.
A WIZO estabeleceu uma organização de consumidores que, mais tarde, se tornou a agência governamental Conselho de Consumidores de Israel.
07.
A WIZO é líder mundial e inovadora na luta contra a violência doméstica.